Viagem do Fazer

QUEM INVENTOU A INTERNET:

Quem Inventou a Internet

A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagónicos exerciam enorme controlo e influência no mundo, qualquer inovação, qualquer mecanismo, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos: as duas grandes potências entendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Por esse ponto de vista, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações confidenciais, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e partilha de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse afectado, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962, J.C.R LickLider do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) já falava em termos da existência de uma Rede Galáctica.
A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como “doseador” de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores na qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém excerto dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. O ataque inimigo nunca sucedeu, mas o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabia era que dava início ao maior fenómeno mediático do século XX, único meio de comunicação que em apenas 4 anos conseguiria atingir cerca de 50 milhões de pessoas.
Em seguida, a ideia foi associada às universidades e mais tarde o cientista britânico Tim Berners-Lee e o CERN, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, criaram a World Wide Web ou WWW. Surgia assim a nossa internet ou a Web como nós a designamos.

Melhores Jogos de Sempre

Categorias Principais:

Como

Como Fazer

Diversos

O que

Onde

Para

Porque

Quais

Qual

Quando

Quem

Sites

Conheça e Jogue Agora - Os Melhores Jogos de Sempre

politica de privacidade